quarta-feira, 13 de junho de 2012

Carta Aberta - Eleição Sindimmar


MOVIMENTO RECONSTRUÇÃO  (Oposição Sindical)

ESCLARECIMENTO

    O Movimento de Oposição Sindical RECONSTRUÇÃO , vem esclarecer aos servidores fatos que, escapam à compreensão daqueles que, não estão acostumados com eleições sindicais e muitas vezes podem ser vítimas de comentários maldosos veiculados por pessoas levianas ou incautas. Nosso Movimento se tornou chapa 3 e tentou participar das eleições sindicais de 2012 e tinhamos a preferência da grande maioria dos servidores mas, ... . Não bastassem as tentativas de fraude em 2010 quando, deveria ter havido a eleição do Sindimmar que, foram adiadas por conta de ação judicial em que, a atual diretoria tinha interesse em ser chapa única, publicando edital de convocação de eleição na cidade de São Paulo (como se fossemos funcionários da prefeitura de São Paulo). Recorremos à justiça que nos concedeu a liminar travando o processo até que fosse julgado. Em fevereiro de 2012, deferindo uma ação de Tutela Antecipada, a justiça determinou que, o sr. Mauro realizasse a eleição. Ao violar o estatuto do Sindicato montando uma eleição irregular desde o edital, a comissão eleitoral e até o regimento. O regimento de eleição norteia as regras da eleição e define todos os procedimentos desde a coleta de votos até a forma de apurar os votos e quem serão os apuradores.  O Sr. Mauro que, por acaso era candidato nomeou elementos para a comissão eleitoral(amigos do presidente)contrariando o estatuto; esse previa que, ao final do primeiro dia as urnas ficariam na sede do sindicato sob a guarda do presidente(que por acaso é candidato) e na apuração, as apurações seriam feitas por pessoas indicadas pelo mesmo(  seria o mesmo que amarrar o cachorro com a linguiça).

    A justiça sabiamente percebeu o erro e determinou que, todo o processo eleitoral fosse reiniciado mas, desta vez de acôrdo com o estatuto aprovado pela categoria.  O processo foi reiniciado; publicado o edital e feitas as inscrições. Qual não foi a nossa surpresa quando chegou ao nosso conhecimento que, haviam chapas suspeitas inscritas. Na primeira reunião da Comissão Eleitoral, após as inscrições e formada a Comissão Eleitoral, tendo maioria devido às chapas suspeitas, o Presidente do Sindicato se apegou a um detalhe formal para impugnar a chapa RECONSTRUÇÃO” e anunciou que não receberia a documentação da chapa”RECONSTRUÇÃO” e em razão de não termos colocado no requerimento endereçado à Comissão Eleitoral e sim ao Presidente do Sindicato. Dessa forma, eliminou seu maior concorrente(chapa”RECONSTRUÇÃO).  Com as chapas Recondução e Renovação teria maioria para fazer o regimento de eleição que ele quizesse e ainda ficou como presidente da Comissão Eleitoral, tendo um representante de um dessas chapas suspeitas como secretário da comissão. Desta forma, ficaram a chapa 1 União e luta(da atual diretoria), chapa 2 Resgate da Dignidade(do sr. Cacão), chapa 3 Renovação( do sr. Aldo José), Chapa 4 Recondução(do sr. Luiz Carlos),os dois últimos amigos do sr. Mauro.

    Vejam os senhores(as) servidores(as) que, a atual diretoria nem faz questão de disfarçar a manobra eleitoral para se perpetuar  agarrado nas tetas do SINDIMMAR que, colocaram a chapa Renovação com o número 3(três) e que, tem o nome parecidíssimo com Reconstrução na tentativa de confundir a cabeça do eleitor . Reconstrução não é Renovação.

    Novamente recorremos à justiça para voltar a disputar a eleição. Porém, a justiça entendeu que, a comissão eleitoral tem pleno poderes para gerir a eleição(conforme o estatuto), não entendendo as mazelas que acontecem nos bastidores. As pessoas que iriam fiscalizar as urnas são pessoas idôneas cumpridoras de seus deveres e não são páreo para pessoas truculentas e profissionais nesse tipo de práticas ilegais. Mas, permaneceremos no campo da oposição, vigilantes e trabalhando na conscientização do trabalhador para os perigos de termos um sindicato pelego nas mãos de pessoas inescrupulosas; não mais como chapa mas, enquanto movimento de oposição.

O sr. Marcos(Cacão da chapa 2), nos relatou que na véspera do primeiro dia de eleição foi combinado com o sr. Mauro e seus amigos estar no dia seguinte na sede do Sindimmar com todo o seu pessoal(mesários e fiscais), às sete horas, para conferir se as urnas estavam vazias, lacrar e percorrer os locais de votação e coletar votos. Para sua surpresa ao chegar na sede com seu pessoal o presidente disse-lhe que, as urnas já haviam partido às cinco horas. Infelizmente por inexperiência, ao invés de parar todo o processo, em virtude da irregularidade, mandou seu pessoal atrás dos demais para poder acompanhar a coleta. Que será que fizeram na calada da noite? Para completar o regimento construído por eles reza que, 24 horas após a eleição todos os documentos relativos ao pleito seriam destruídos junto com quaiquer possibilidades de futuras investigações. Segundo sr. Marcos(Cacão), até morto votou.

No decorrer de todo o período, desde a malfadada eleição de 2010 não realizada, temos conquistado a confiança de toda a categoria demonstrando que, a Chapa “RECONSTRUÇÃO“ é uma chapa séria, digna de credibilidade e respeito; com propostas para a categoria que, revolucionaria as relações de trabalho no funcionalismo e com pessoas da mais alta credibilidade compondo todo o quadro da chapa” RECONSTRUÇÃO” mas, o apego à vida fácil do concorrente nos tirou do páreo. Mais uma vez, vence a má índole daqueles que, não têm compromisso com o próximo e principalmente com a categoria como um todo.

O sindicato é uma ferramenta de que o servidor necessita para melhorar as relações do trabalho e defender seus direitos e essa diretoria que nada faz de bom para o servidor  além de, dilapidar o patrimônio do Sindimmar com a venda do carro para pagar divída de gasolina, dívidas desde 2004 protestadas no quatro cartórios da cidade, dívida com o fundo de garantia em que, os móveis do Sindimmar foram leiloados para pagamento sem qualquer advogado que, defendesse a causa do sindicato e que não cobriu o valor total da dívida; pra piorar foi um amigo que anda todo o tempo ao seu lado, o sr. Marcelo, quem arrematou  os móveis;  e pra não estender muito , a atual diretoria foi responsável pela negativação de vários servidores no SERASA, quando não repassou o dinheiro descontado da folha do servidor para  o pagamento das parcelas dos empréstimos feitos através do Sindimmar. Até o dia de hoje desde 2006 o sindicato e seu conselho fiscal não presta contas ao servidor,  etc..

Hoje, por insuficiência do sindicato estão sendo montadas varias Associações de Classe, trabalhista, dividindo e enfraquecendo a categoria como um todo. É por essas e outras que,  queremos um sindicato que não seja pelego que lute realmente pelo servidor , seja transparente e ofereça o mínimo de comodidade ao servidor .
Infelizmente não houve tempo suficiente para distribuir material esclarecendo os eleitores de todo esse processo mas, somos parte dessa massa de trabalhadores órfãos de uma entidade com pessoas com credibilidade e que nos ampare de fato.


Movimento “RECONSTRUÇÃO”

Nenhum comentário:

Postar um comentário